Desinfecção e Sanificação. Você sabe a diferença?
Muitas vezes usadas como se fossem sinônimos. As palavras “sanitização” e “desinfecção” têm significados muito diferentes e cada uma delas tem suas indicações, conforme a necessidade e recomendação da ANVISA.
Entenda aqui as diferenças entre elas:
1- Sanitização
Sanitização é o processo de redução de bactérias e microorganismos até um nível considerado seguro pelos órgãos de saúde pública. Nesse caso, o foco não é apenas “deixar limpo”, mas garantir a biossegurança do ambiente sanitizado. Com a redução drástica de agentes patógenos, o risco de contaminação diminui consideravelmente, tornando aquele espaço muito mais seguro para seres humanos.
Isso ajuda inclusive na redução de processos trabalhistas, uma vez que a empresa que realiza sanitização periódicas têm certificados que garantem a redução do risco de contaminação.
2- Desinfecção
Quando o assunto é desinfecção, já estamos falando de um procedimento focado na eliminação de micro-organismos, vírus e bactérias (exceto esporos bacterianos).
O objetivo da desinfecção é deixar o ambiente totalmente livre da presença de patógenos.
Leia também: Terceirização de serviços. Quais são as vantagens?
A diferença principal entre sanitizar e desinfectar é o tipo de produto utilizado e o tempo de aplicação/exposição da superfície ao agente desinfectante.
Possui alguma dúvida sobre esse assunto? Entre em contato aqui com a Servilit.